quarta-feira, 23 de abril de 2008

UFRGS
Pólo de São Leopoldo
Seminário Integrador IV
PLANO DE ESTUDOS

Durante este semestre, estou disposta a tentar evoluir na questão tecnológica, pois no início do curso aprendi bastante coisa, tudo era novidade, porém confesso que me acomodei um pouco, não procurei ir além, saber um pouco mais sobre o uso dessas tecnologias, para aperfeiçoar meu trabalho. Acabei me contentando com o básico, aquilo que era mínimo para eu realizar as tarefas.
Também estou me preocupando em ler mais, indo além das bibliografias mínimas indicadas, ler outros livros pertinentes as disciplinas que venham a enriquecer meu conhecimento e possam acrescentar algo ao meu trabalho e promover o meu desenvolvimento dentro do curso.
Pretendo ter um contato presencial maior com algumas colegas que tenho mais proximidade, pois realmente eu sinto um pouco de falta do contato humano, do diálogo, das trocas e até mesmo do desabafo, poder dividir angústias e também relatar as boas experiências.
Quanto as disciplinas trabalhadas neste semestre pretendo aprofundar meu conhecimento na questão da matemática para educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental, aprimorando os conhecimentos sobre classificação, seriação e construção do número, aplicando trabalhos variados com minha turma e relatando estas experiências.
Para aumentar meu conhecimento nas questões tecnológicas, vou procurar ir mais freqüentemente ao Pólo, buscando auxilio das tutoras ou de colegas que já tenham um desenvolvimento mais aperfeiçoado, procurando aprender recursos que possam enriquecer meus trabalhos.
Quanto as leituras vou procurar ler algumas sugestões dos professores ou bibliografias indicadas por colegas já formadas que estejam diretamente ligadas as disciplinas e assuntos que estamos trabalhando, principalmente relacionados à Matemática, neste semestre. Também pretendo realizar atividades no computador com meus alunos, já que no segundo trimestre a escola estará disponibilizando uma pequena e simples sala de informática, sem internet, mas onde poderei estar aplicando jogos variados com as crianças.
Pretendo marcar encontros quinzenais com algumas colegas para discutirmos, trocamos idéias, aliviarmos nossas angústias e anseios, dividindo também as experiências positivas e novos conhecimentos adquiridos.
As evidências do crescimento tecnológico devem aparecer nos meus trabalhos ( como links bem realizados, maior inserção de fotos e imagens, construção de gráficos e tabelas quando necessário, melhor organização dos trabalhos digitados), enfim estarei me esforçando realmente para melhorar o visual principalmente do blog e pbwiki, que tenho certa dificuldade ainda para lidar com estes instrumentos.
Referente às leituras, estarei postando no meu blog os títulos dos livros lidos, o assunto dos mesmos, minha opinião e algo mais de interessante que eu possa estar socializando com os colegas.
Sobre os encontros realizados com as colegas, me disponho a criar uma página no pbwiki, onde iremos registrar os assuntos debatidos, as idéias e experiências trocadas no encontro assim como observações pessoais de cad uma, conforme o interesse.
Sei que me propus a coisas bem básicas mas que estão ao meu alcance de realizar e que sem dúvida vão estar acrescentando muito ao meu trabalho e ao meu desenvolvimento dentro do curso Pedagogia, que eu sinceramente espero que seja uma grande alavanca para meu fazer pedagógico.

Nenhum comentário: