sábado, 26 de abril de 2008

Algumas respostas

Portfólio

Bom sobre minha apresetação do portfólio, volto a dizer eu busquei faar sobre aquilo que em cada interdisciplina tinha sido mais significativo para mim, sobre a miha real aplicação de algum conteúdo em sala de aula, sobre alguma mudança que ocorreu na minha vida pesoal ou sobre aimportância das teorias para a aplicação em nosso trabalho prático. Tudo que eu escrevi, retirei das minhas anotações do blog, usando inclusive alguma scitações com as datas, ou seja não fiquei enfeitando meu trabalho apenas parti daquilo que eu já havi considerado mais importante em cada disciplina. Fui bastante elogiada pela professora e tutora que avaliaram meu trabalho, inclusive não me fizeram questionamentoa apenas parabenizaram a organização e a clareza do trabalho, também não fui questionada por colegas, mas volto a dizer que apenas meu nervosismo excessivo atrapalhou um pouco minha apresentação.

Ciências
Realizei a atividade com uma quarta série, turma de uma colega, por coversar com a supervisora da escola e acharmos que minha turma agora no iício do ano teria bastante dificuldade teri que adptar muito a atividade, então fiz com esta outra turma e em círculos olhamos os desenhos, eles mesmos foram percebendo os "iguais " e questionandos alguma sdiferentes representações e epois conversamos um pouco sobrecada desenho e o que cada um pensou no primeiro mometo sobre aquilo, mas foi apenas isso, pois eu não podia tomar muito tempo também da aula da colega, mas eles gostaram bastante da atividade e até comentaram com a professora deles que tinha sido muito legal e queriam fazer com outras palavras.

Matemática
Bom, como eu entendo as dificuldades das crianças? eu creio que estas crianças quase não recebem estímulos, não lidam com joguinhos, não são muito questionadas ou desafiadas a resolverem problemas, sei que chegam à escola com muita dificuldade para lidarem com os números e quantidades. Eu como professora tenho tentado fazer um trabalho mais criativo com estas crianças, com muitos jogos, desde o famoso quebra-cabeça que muitos alunos não conseguem montar um com 6 ou oito peças grandes com seis, sete anos de idade, porque obviamente não tiveram oportunidades anteriores. Trabalho bastante com o calendário, visualizando números reais vividos no dia a dia, e também gosto de trablhar com histórias infantis que possam estar envolvendo as quantidades, seriações, construção de número, como O saduíche da Maricota, A casa sonolenta e outros. estou trabalhando com as medidas das crianças, com suas idades, vou trabalhar com os números da sua vida( casa, telefone"celular "lá não existe fixo,número de roupa e calçado) enfim despertar nas crianças a curiosidadae e o interesse pelos números para que possam aprimorar seus conceitos matemáticos ao longo do ano.

Um comentário:

Maxi disse...

Olaaa querida!

Agradecemos o aprofundamento que sugerimos de teus registros anteriores.

Daqui para frente Lisiane, será muito importante e necessário ampliar os registros das atividades incluindo reflexões pessoais sobre as mesmas.

Mais especificamente: os registros deverão apresentar: (1) as atividades, (2) os marcadores das mesmas e (3) alguma reflexão do tipo: (*)como esta atividade enriqueceu a mim ou aos meus alunos em termos de aprendizagem? (*) que princípios teóricos parecem ter norteado esta atividade? ...

Bom trabalho. Continuamos em contato!

Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS