sábado, 26 de abril de 2008

Buscando reconstruir a história pessoal dos alunos

Estou muito feliz por que quando comecei a trabalhar a interdisciplina de Estudos Sociais pude perceber quantas coisas que eu estava fazendo e que tinham a ver com tudo que vamos aprender. As leituras estão sendo muito significativas para eu embasar meu trabalho e aperfeiçoa-lo é claro, já que quando eu iniciei este eu não tinha completamente claro meus objetivos.
Estou fazendo com os alunos um àlbum da sua história, onde ficaram guardados trabalhos sobre quem são eles, como eram quando bebês, como seus nomes foram escolhidos, onde moram, quem é sua família e como vivem...enfim uma coletânea de atividdaes que tanto as crianças como os pais estão realizando e posteriormente serão todas anexadas formando este pequeo àlbum contando a história de vida de cada um .
Fico feliz porqe os pais estão sendo bem participativos, respondendo as pesquisas com muito carinho e interesse, inclusive chegaram a me mandar bilhetes, agradecendo a oportunidade de estarem interagindo com os filhos e com a escola, participando efetivamente do processo educativo. Na verdade isso na localidade onde trabalho é algo muito importante, pois os pais lá são realmente pouco atuantes, mas quem sabe se começando pelos pequenos haja um incentivo para os demais.
Sempre encontramos algumas barreiras, principalmete na questão material, por exemplo pedi fotos de bebê, mas muitos alunos não possuem, alguns pais não são alfabetizados e acabam tendo que pedir para algúem fazer a parte escrita do trabalho, mas enfim as criaças estão adorando saber um pouco mais sobre cada um deles, porque eu sempre leio as pesquisas que são feitas na rodinha, mostro as fotos...Agora esta semana vou fotografá-los para fazer a comparação de bebê com a idade atual.
Bom está sendo bem gratiicante realizar um trabalho de construção de vida com as crianças, trabalhando realmente a partir das suas realidades, espero mais adiante estar postando algumas fotos do àlbum pronto.

Um comentário:

Maxi disse...

Belo resgistro querida!

Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS