quarta-feira, 30 de abril de 2008

Plano de estudos refeito

UFRGS
Seminário Integrador IV
Plano de Estudos
Lisiane Walter Camargo

Objetivos
Aperfeiçoar o estudo sobre o desenvolvimento lógico matemático na educação infantil, assim como a construção do número por estas crianças, proporcionando um trabalho desafiador e que tenha significado, que não se restrinja a atividades repetitivas, mas sim que parta da solução de problemas.
Proporcionar atividades que relacionem a classificação, a seriação, a conservação e o acesso ao número simultaneamente e paralelamente, pois não deve haver uma atividade pré- numérica exclusivamente.
Desenvolver um trabalho matemático que leve a criança a pensar, levantar hipóteses, buscar diferentes soluções, enfim que propiciem de forma gradativa o desenvolvimento do senso matemático infantil.
Pretendo então através dos meus estudos compreender melhor como se dá o desenvolvimento do pensamento lógico matemático e aplicar corretamente atividades que venham a enriquecer minha prática e favorecer a exploração do mundo matemático por estas crianças.

Justificativa
Senti a necessidade de desenvolver este trabalho visto que apesar de estar trabalhando com ensino fundamental, no caso primeiro ano, atendo alunos que chegam à escola com seu pensamento lógico matemático muito pouco desenvolvido, visto que estas crianças não freqüentaram educação infantil e também quase não recebem estímulos de suas famílias, que também apresentam inúmeros problemas como baixíssimo nível de alfabetização e pouquíssimo acesso a recursos, como jogos, material escrito entre outras coisas.

Recursos e estratégias
Para atingir o objetivo principal que é o pleno desenvolvimento do pensamento lógico-matemático das crianças irei propor atividades que sejam significativas e que partam do nível em que as crianças se encontram e também tenham relação com a identidade das crianças( como seus nomes, idades, medidas...)propiciando sempre atividades instigadoras que saiam da linha de exercícios de repetição, ao mesmo tempo em que proporcionem prazer ao serem realizadas.
Serão trabalhadas atividades com histórias infantis que apresentem elementos da matemática como A casa sonolenta, O sanduíche da Maricota, O grande rabanete, A galinha ruiva, etc., visto que as crianças apreciam histórias e estas podem trazer benefícios ao desenvolvimento das atividades.
Também serão realizadas atividades com jogos (como memória, quebra-cabeça, dominós, jogos de encaixe, jogos virtuais) assim que a escola disponibilizar a sala de computadores que está prevista para este ano. O material concreto como palitos variados, canudos, tampinhas, material cuisenaire de papel, joguinhos deve ser aproveitado em todo seu potencial, para desenvolver a curiosidade das crianças e o prazer em realizar as tarefas.
Para conseguir desenvolver com sucesso esta proposta que leva em conta o mundo real e as experiências já vivenciadas pelas crianças, ampliando progressivamente suas noções matemáticas irei aperfeiçoar minha prática e meus conhecimentos através da disciplina Representação do mundo pela Matemática e também das leituras adicionais dos livros “ Encontros iniciais com a Matemática- contribuições à educação infantil de Maria Elena Duhalde e Maria Teresa Gonzáles Cuberes, Artmed, Porto Alegre 1988.” . “ Educação infantil e Percepção Matemática de Sérgio Lorenzato, Autores Associados, São Paulo, 2006.” “Aritmética nas séries inicias, Renita Klüsener( disponível no site de Matemática)”.


Prazos

O trabalho será desenvolvido ao longo deste ano com minha turma de primeiro ano do ensino fundamental, que como já relatei apresenta grandes dificuldades de raciocínio lógico, pois praticamente não recebem estímulos antes de ingressarem na vida escolar depois dos seis anos de idade. Por este motivos o trabalho vem a ser um pouco mais longo perdurando durante todo o ano letivo.

Evidências
Para socializar com as colegas, tutoras e professores pretendo fazer registros das principais atividades no meu blog, assim como vou buscar auxílio para construir uma página no wiki para registrar descobertas e sugestões sobre atividades interessantes assim como aspectos importantes das leituras, assim como os aspectos positivos e negativos do desenvolvimento desta minha prática já reformulada.

Nenhum comentário: