sábado, 12 de abril de 2008

Atividades de Matemática


Aplicando conhecimentos!


Estou bem satisfeita com tudo que estamos vendo na disciplina de Matemática, a página da disciplina é extremamente organizada o que facilita e muito nosso trabalho. As atividdaes de jogos que servem de exemplo para nós são muito ricas e divertidas, os exemplos são claros e aplicáveis, os textos e referenciais teóricos são preciosos para embasarmos nossa prática diária.

eu particularmente estou tranqüilamente conseguindo transportar tudo para a sala de aula, não que eu não tivesse nenhuma prática referente ao pensamento lógico do aluno, mas creio que está sendo possível enriquece o trabalho e principalmente vinculá-lo à teoria. Tenho feito com a scrianças bastante atividades com material concreto,como canudos, palitos, tampinhas, atividades relacionadas à idade, tamanho enome das crianças( quantidade de letras ) envolvendo classificação e seriação. Também fiz uma atividade de classificação com recorte e colagem com produtos de higiene, limpeza e alimentação que foi muito rico para perceber os conceitos das crianças sobre os temas alimentos e higiene, pedi as crianças para formarem conjutos d ealimentos, guloseimas, limpeza e higiene corporal e pude perceber como eles têm dificuldade para reconhecer produtos de limpeza, visto que na realidade onde estão inseridos estes são artigos de luxo, assim como guloseimas que deixei bem claro que eram coisas gostosas que muitas vezes as mães chamavam de bobagens, muitos recortaram carnes, frios...porque estes alimentos não fazem parte da alimentação diária deles.

Para finalizar quero falar do jogo comprando palitos que realizeo com eles onde deveriam somar as quantidades de dois dados, percebi ainda mais claramente as dificuldades de quantificar e contar relacionando quantidades que estas criança apresentam devido à falta de estímulo ao desenvolvimento do pensamento lógico anterior ao tempo escolar, é preciso investir muito nessas crianças.

Para aprimorar um pouco meu conhecimento estou lendo um livro indicado por uma colega:Encontros iniciais com a Matemática ( contribuiçoes à educação infantil

Maria Elena Duhalde? Maria Teresa Gonzáles Cuberes

Um comentário:

Maxi disse...

Lisiane,

Quanto a este teu registro, abordaste uma questão interessantíssima, aliás várias, mas devido s limitações de carga horária, me restringirei a uma.
Dizias..

"Para finalizar quero falar do jogo comprando palitos que realizeo com eles onde deveriam somar as quantidades de dois dados, percebi ainda mais claramente as dificuldades de quantificar e contar relacionando quantidades que estas criança apresentam devido à falta de estímulo ao desenvolvimento do pensamento lógico anterior ao tempo escolar, é preciso investir muito nessas crianças".

E é com relação a estas dificuldades que teus alunos apresentam, que vai minha questão. Como as entendes e como as trabalhas enquanto professora?

Espero poder ler a tua resposta na proxma visita ao teu portfolio, daqui ha 15 dias!

observação: NÃO CLICA NESTES LINKS ESTRANHOS QUE APARECEREM EM FORMA DE COMENTARIOS AOS TEUS POSTS. SÃO VIRUS NA VERDADE!

Com carinho,

Maximira Carlota
TUTORA - SI4 PEAD-FACED UFRGS