sexta-feira, 10 de abril de 2009

Iniciando um novo semestre

Inclusão Escolar
Certamente que a Constituição Federal de 1988foi um passo fundamental para o avanço da inclusão escolar no Brasil, promovendo então o bem-estar coletivo, sem discriminações e preconceitos, garantindo a todos o direito à educação, que promova o pleno desenvolvimento, o preparo para a cidadania e a qualificação para o trabalho.
Além disso a LDB( Lei de Diretrizes e Bases) de 1996 vem reforçar o que diz a Constituição e garante o acesso e permanência na escola, salientando o dever do Estado de promover o acesso dos estudantes com necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino.
A educação inclusiva tem como um dos principais objetivos ampliar a participaçãodos alunos portadores de necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino regular, que devem estar se reconstruindo e aperfeiçoando para promover o respeito a diversidade e proporcinar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento global para todos, sem distinções.
Para que isso ocorra é necessário uma reorganização curricular, uma adequação do espaço escolar e uma adaptação dos processos avaliativos, de modo que possa atender as especificidades da clientela. A formação adequada para os profissionais da educação e o estreitamentoi da relação família e escola são fundamentais para garantir maior eficácia no atendimento ao aluno especial.
O ensino inclusivo respeita a diversidade e acaba com a separação entre normal e deficiente, reconhecendo que todos são diferentes, possuem características próprias e a escola precisa rever modelos educacionais já ultrapassados, repensando e modificando práticas, teorias, currículos, metodologias, enfim organizar-se de modo a atender às necessidades e especificidades dos educandos. É preciso partir da idéia de que todos podem aprender alguma coisa, o professor também precisa derrubar as barreiras que dificultam a aceitação da inclusão, mas é claro que para isso não basta a criação de leis, elas já existem e são claras, faltam ações, investimentos, debates e envolvimento por parte dos governos, das instituições e também dos profissionais da educação.

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