sexta-feira, 17 de abril de 2009

APRENDIZAGEM

Na atividade de Psicologia em que deveríamos relatar uma aprendizagem siginificativa realizada nos últimos tempos resolvi fazer um relato da minha aprendizagem do uso do computador, que ainda está em construção!
Para mim foi o fato mais marcante do curso todo, pois foi uma barreira muito grande que tive que vencer, antes de iniciar o curso não sabia sequer ligar o computador, então não posso deixar de comentar que foi muito importante construir este novo conhecimento e atualmente poder estar usufruindo dos inúmeros benefícios não só na vida profissional mas também na vida pessoal.
Para construir esta aprendizagem precisei de um imenso esforço, alguma ajuda e principalmente precisei perder o medo de errar, de tentar e de refazer sempre que preciso. acho que isso é fundamental para se construir qualquer aprendizagem, a tentativa e o erro precisam ser valorizados, creio que este olhar devemos ter também para com nossos alunos.
Hoje me sinto feliz e realizada por ter tido a coragem de ingressar num curso à distância sem saber fazer as mínimas coisas necessárias, mas aprendi aos poucos e tenho muito ainda a aprender, já sabia que o computador tinha muitas utilidades, mas hoje não apenas sei disso como estar usufruindo um pouco de todos os benefícios.
Creio que uma marca da minha vitória com a questão tecnológica é que hoje estou trabalhando com duas turmas de 1º e 2° anos no Laboratório de Informática da escola, que ainda não possui Internet infelizmente, temos apenas um programa do governo federal já implantado nos computadores com atividades educativas, que ainda é muito restrito, mas para crianças da realidade em que estão inseridas, que dificilmente teriam a oportunidade de estarem em contato com um computador já é um avanço e espero que futuramente possamos estar incrementando esse laboratório se não com a internet pelo menos com outros programas diferenciados que possam enriquecer o desenvolvimento das crianças.

Um comentário:

Unknown disse...

Lisiane: nos acostumamos a resolver nossos desafios de uma determinada forma e é dificíl deixar de lado aquelas formas e construir novas ferramentas. Parabéns por teres conseguido construir aprendizagem tão significativa. Um abraço. Profª Tania Marques