domingo, 30 de novembro de 2008

Remédios para o professor e a educação

Como vimos nas apresentações dos trabalhos de Psicologia um dos grandes problemas da vida adulta é o estresse e as doenças causadas pelo mesmo como depressão e outras e sabemos que o professor é constantemente atingido por estas. A revista Nova Escola de abril de 2008traz uma matéria bastante interessante sobre os problemas enfrentados pelos professores e alguma smaneiras de maenizá-los ou solucioná-los que etsão diretamente ligados a promoção de um ensino de qualidade.
As doenças do profissional da educação estão adoecendo o sisitem de ensino de um modo geral, pois as faltas e afastamentos dos professores diminuem consideravelmente o nível de aprendizagem dos alunos.
Os remédios que tem sido prescritos através de ações de secretarias e governos são gestão, formação, organização do tempo, trabalho em equipe, relacionamento com os alunos , infr-estrutura, currículo e valorização social. A união de todos esses ítens pode contornar a impotência do professor diante de um sistema de ensino tão doente, minimizando os seus próprios prolblemas de saúde causados pelo estresse.
Com certeza a união dessas medidas diminuem a ansiedade do professor e amenizam a sua dificuldade em lidar com um sistema de ensino que enfrenta inúmeros problemas e causda muitas vezes o chamado mau-estar docente.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Lisiane!
Muito pertinente tua colocação sobre a saúde do professor, pois esse cuida de muitos e que cuida dele?
Sim,tem que se pensar uma forma do educador sentir-se mais equilibrado e menos estressado, talvez proporcionando momentos de cuidado com o mesmo através de seminários, palestras, work shop mas, direcionados a prevenção e a saúde do professor.
Se precisares alguma coisa estou a disposição!
Um grande abraço, Rose

Rose tutora EAD disse...

Olá Lisiane!
Iniciamos um novo ano e juntamente com ele mais um semestre de aprendizagens e grandes trocas.
Desejo a ti, muito sucesso e grandes alegrias nessa grande etapa que continuaremos a construir.
Estou a disposição!
Um abração com carinho Rose