domingo, 26 de abril de 2009

ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO

Realizando as leituras necessárias e pesquisando um pouco mais sobre os estádios do desenvolvimento segundo Piaget, procurei refletir um pouco mais sobre a importãncia de nós professores, conhecermos bem estas fases pelas quais nossos alunos passam e podermos estar então respeitando ainda de forma mais concreta o nível de desenvolvimento das crianças. Compreendo melhor o pensamento que eles apresentam em cada fase, auxiliando a criança na construção de seu conhecimento, não cobrando além do que ela pod eoferecer naquele momento de acordo com suas estruturas.
Porém também fiquei muito reflexiva a respeito da importãncia que o estímulo do meio tem no desenvolvimento da criança, não que isto seja uma novidade, mas quando lemos um teórico explicando estes porquês, parece que somos chamados a prestar mais atenção a realidade que se apresenta ao nosso redor.

" Em determinada populçãopodemos caracterizar os estádios por uma cronologia, mas esta é extremamente variável, depende da experiência anteriordos indivíduose não apenbas da sua maturação, depende principalmente do meio social, que pode acelerar ou retardar o aparecimentode um estádio. Ou mesmo impedir a sua aparição. "Piaget, 1972, pag200.

Segundo esta citação fica muito clara a importãncia que o estímulo ou não que a criança venha a receber do meio em que está inserida terá reflexo direto na sua construção de aprendizagem.
Na escola em que trabalho, lidamos com uma clientela, que não apenas pela carência material, mas também sócio-cultural, na sua grande maioria recebe poquíssimos estímulos da família, que tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois esta só chega à escola por volta dos seis ou sete anos, onde já teria a oportunidade de haver passado por duas fases do desenvolvimento estando então já no início da terceira fase, mas estas crianças chegam com muitas defasagens, no que diz respeito às vivências anteriores que relacionem-se a experiências cognitivas de qualidade.
Compreendo perfeitamente que a idade não é o fator primordial e que também algumas crianças possuem dificuldades biológicas que venham a interferir na suas aprendizagens, mas essa influência que o meio possibilita enriquece muito o desenvolvimento da aprendizagem.
Não quero também dizer que todas as crianças menos favorecidas vão apresentar problemas de aprendizagem, mas o contato com esta realidade para mim é muito significativa e fica extremamente visível perceber que as crianças que possuem famílias um pouco mais estruturadas e preocupadas com a questão do desenvolvimento da criança, conseguem ter uma interferência e estes alunos apresentam um melhor desenvolvimento que os demais.
Nossa preocupação é tão grande, quanto à dificuldade que as crianças têm de desenvolverem seu pensamento lógico, que estamos procurando no projeto de escola contemplar o desenvolvimento da criança, através de atividades diferenciadas que estejam de acordo com as fases de desenvolvimento da criança e que possam estarem enriquecendo e estimulando as construções, afinal este é o papel do professor, proporcionar este estímulo para que a criança faça suas construções.

Um comentário:

Unknown disse...

Lisiane:
a explicação de Piaget reside no fato de que a aprendizagem não é explicada por um único fator, mas por um conjunto de fatores que são interdependentes. Então, tanto as condições internas do sujeito quanto as condições do meio são fatores fundamentais para que ocorra a aprendizagem. Um abraço. Profª Tania Marques