quarta-feira, 22 de abril de 2009


Realizar o mosaico étnico racial com minha turma foi uma experiência bastante gratificante, pois as crianças demonstraram compreender o processo de formação do povo brasileiro através da mistura entre índios, brancos e negros, apesar de serem crianças com pouco acesso a fontes de informação fora do ambiente escolar.

A turma toda participou com entusiasmo da construção do trabalho, e a parte que me chamou bastante a atenção foi o grau de dificuldade que tiveram de se representarem em um auto-retrato, como se lidar com sua imagem, com suas características físicas fosse algo muito complicado, apesar de no diálogo terem identificado facilmente os vários tipos de características físicas e interiores que diferenciam as pessoas, no momento de se desenharem aparecem algumas barreiras.

Mas fomos conversando eu fui orientando, conversando dando algumas dicas e aos poucos o trabalho foi se desenvolvendo, principalmente depois que eu me desenhei no quadro, então eles tiveram mais segurança. Acredito que a baixa auto-estima ppode ser um dos fatores dessa dificuldade apresentada.

Trabalhar com a poesia Diversidade de Tatiana Belinki foi muito legal, pois esta apresenta de forma divertida as diferenças que se fazem presente entre as pessoas, ressaltando para a atitude de respeito que é preciso ter diante das diferenças, classificando tudo como diferente, não melhor nem mais bonito, acredito que ainda será possível explorar um pouco mais o poema e o próprio tema da diversidade e do respeito a esta, então sem dúvida o trabalho foi um pontapé inicial para aprofundar o tema com as crianças.


Um comentário:

Luciane Machado disse...

Lisiane, com certeza a poesia que trouxe para complementar o entendimento das diferenças, poderá ser explorada muito mais, e que este momento não seja pontual, só mais uma atividade e que continues abordando a questão sobre as diferenças e a importância das etnias, principalmente etnias que ainda continuam sendo discriminadas na sociedade.Bjs.