domingo, 3 de maio de 2009

Projetos de Aprendizagem

Realizando o resumo do texto Perguntas inteligentes, refleti um pouco mais sobre a questão dos projetos, pois há tempos que falamos, ouvimos, comentamos sobre a importância dos mesmos para a aprendizagem dos alunos, mas ainda existe uma grande resist~encia por parte dos professores e também muitas vezes uma pequena confusão entre projeto de aprendizagem e um projeto temático, onde apenas o professor escolhe um tema para desenvolver com as crianças e seleciona os conteúdos a serem trabalhados naquele determinado período, ou seja não s eparte de uma dúvida ou questão inicial que precisa ser resolvida, apenas se pensa em um assunto interessante.
Estive dando uma pesquisada e enciontrei um artigo do Fernando Hernandez, eu até já tinha ouvido falar bastante dele, pois quando trabalhei no município de Esteio estavam introduzindo o trabalho através de projetos no ensino fundamental ( depois foi modificado essa metodologia não teve continuidade), mas enfim estudamos alguma coisa sobre este autor espanhol que defende muito o trabalho através de projetos, que segundo ele garantem uma aprendizagem muito mais significativa, aproximando a criança da realidade ao contrário das disciplinas e conteúdos que afastam o aluno do mundo real.
Na verdade eu também aindo tenho muitas dúvidas e até um certo receio sobre este trabalho através de projetos, já fiz alguns ensaios e tentativas mas nunca consegui realizar da forma mais correta um projeto de aprendizagem com meus alunos, porém acho importante estarmos refletindo, estudando sobre isto e até mesmo realizando nossos projetos para então ficarmos mais seguras e com menos dúvidas sobre como fazer com nossos alunos.
No texto lido fica muito claro que as crianças não estão habituadas ainda a esta modalidade, onde precisam buscar as soluções, pesquisar, resolverem problemas, pois estão condicionados a memorizarem e darem respostas esperadas pelos professores. Precisamos sem dúvida estarmos refletindo sobre isto, de que modo estamos agindo com nossos alunos, que tipo de adulto pretendemos formar? se realmente é algúem com capacidade crítica e com autonomia para refletir e tomar decisões não podemos apenas " proporcionar atividades mecânicas" é preciso estar atento aos interesses e curiosidades das crianças e então explorar tudo isso de uma forma rica, onde haja troca de experiência se conhecimentos, construção de novos conhecimentos e nós professores não estaremos no centro de tudo isso, mas sim mediando esta nova maneira de aprender, incentivando e propiciando ao aluno o enriquecimento do seu processo de aprendizagem.

Artigo de Fernando Hernandez
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296380.shtml

Um comentário:

Marie Jane disse...

Oi Lisiane
É instigante pensar sobre isso e a primeira abordagem que desejo colocar é sobre os conceitos que usam os mesmos termos mas que são realizados e entendidos de modo diferente. Isso se reflete inteiramente nas práticas. Os projetos de Hernandez não são os mesmos com os quais trabalhamos. Na prática os projetos que ele propõem são temáticos. Também são bons e interessantes. Todavia temos em vista um outro tipo de proposta que gostaria de discutir contigo. Mas antes gostaria muito que tu lesses o material que eu disponibilizei na página sobre as perguntas que é o livro da Léa Fagundes. A certa altura encontrarás uma tabela que diferencia o que são projetos de trabalho de projetos de aprendizagem. Por favor, veja isso e me avise quando postares novamente, pois desejo manter o diálogo. Pode ser?

beijo, Marie