segunda-feira, 19 de abril de 2010

Refletindo sobre as teorias de Vigotsky e Piaget

Para realizar meu estágio estou procurando embasar minha prática nas teorias desenvolvidas por Vigotsky e Piaget, relembrando alguns conceitos estudados nas disciplinas de Psicologia I e II, mas principalmente refletindo muito sobre a relação destes teóricos com as possibilidades reais de por em prática atividades que privilegiem o desenvolvimento e a socialização.
O professor que utiliza em sua prática princípios de Piaget precisa considerar que o aluno é um sujeito ativo, capaz de raciocinar e construir seu próprio conhecimento, através de suas vivências e experiências. Para tanto é preciso que a criança manipule objetos, mas também pense sobre suas ações e estabeleça relações.
Não pode haver preocupação excessiva com os aspectos cognitivos da aprendizagem, mas também é preciso levar em conta o desenvolvimento da afetividade, criatividade e autonomia da criança.
Vigotski destaca como importante a interação social do aluno, sendo a linguagem o fator fundamental para o desenvolvimento. Ele como Piaget também destaca a importância do organismo ativo, mas destaca o contexto sócio-cultural da criança como fator principal no desenvolvimento e aprendizagem.
Acredito que é preciso mediar a aprendizagem e construções dos alunos, este é o papel do professor, oferecer oportunidades de desenvoverem seu pensamento, sua linguagem, sua criatividade. Proporcionar atividades em grupo, favorecer a interação entre as crianças, mas ao mesmo tempo respeitar suas fases de desenvolvimento e propiciar atividades que não sejam mecânicas e levem o aluno a construir novos conhecimentos.
O jogo e as brincadeiras são fundamentais para a criança desenvolver a autonomia, a construção da moral e regras, favorecendo o desenvolvimento integral da criança.

Didática de Pré_ Escola
Maria Luísa C Aroeira, Maria Inês B. Soares, Rosa Emília A. Mendes
Editora FTD, São Paulo -1996

3 comentários:

Marga disse...

Bem Lisiane, começamos por partes:
1 - os autores que tu citas para embasar tua pratica são excelentes, contudo penso ser perigoso cita-los mediante a mesma situação, a menos que tu tenhas elementos bem claros do que cada um determina . Cada um tem um olhar e sua teoria exige um nível bem amplo pra embasar tuas impressões sobre cada etapa da aprendizagem do aluno.
2- Os princípios Pagetianos se concentram a relação sujeito-objeto.
Penso que seria interessante tu discutires com tua professora de estagio sobre qual deles tu te familiariza mais. Abraços!

Lisiane disse...

Eu estou consciente que me familiarizo um puco mais com as teorias de vigotsky, que dá ênfase as relações do sujeito com o meio social para a construção das aprendizagens, mas também penso que Piaget valoriza muito a construção do indivíduo não somente cognitiva, mas também afetiva que é importante ser considerada nos anos iniciais, até o momento a tutora tem aprovado minha construção de projeto de estágio, mas posso estar revendo estas questões com ela.

Marga disse...

Fica tranquila Lisiane.... teu trabalho é ótimo e eu só chemei atenção ao referencial , por saber que é necessario ter cuidado para nao conflituar as teorias. Abraço!