sábado, 10 de abril de 2010

Construindo o projeto de Estágio

Nesta etapa está sendo possível revisitar algumas interdisciplinas, principalmente as de Psicologia e Didática, pois montar o projeto de estágio é refletir sobre as teorias estudadas, relacioná-las com nossa prática. Rever as questões sobre o planejamento, o que , para quem e como ensinar, enfim organizar o material para que tudo possa dar certo e os nossos objetivos sejam atingidos.
Mesmo com alguns anos de experiência ( 10) em sala de aula, bate uma certa insegurança, principalmente no primeiro momento, claro que as angústias vão se acalmando, conforme o trabalho vai se desenvolvendo.
Procurei nesta semana ler e reler alguns materiais que remetam a teoria da pedagogia relacional, que acredito poder estar identificada mais presentemente em minha prática pedagógica. Achei muito bom reler aguns trabalhos postados nas disciplinas de Psicologia I e II, onde identifiquei que vários conceitos do qual eu já havia me apropriado estavam sendo revividos. É muito bom perceber que realmente aprendemos algo, que podemos utilizar estas aprendizagens em nosso trabalho.
Para mim está sendo muito válida esta fase de organizar a teoria, que muitas vezes fica um pouco de lado em nossa vivência diária, até mesmo pela tal " falta de tempo", com o passar dos anos parece que tudo já está organizado, porém mentalmente, então sem dúvida rever , organizar e relacionar os conhecimentos teóricos será fundamental para concretizar as mudanças significativas em nosso trabalho de educadores.
Estou lendo muitas coisas sobre o ensino fundamental de nove anos, visto que tenho uma turma de primeiro ano e percebendo cada vez mais atentamente a importância de promover um ambiente alfabetizador para estas crianças, porém não esqueçendo jamais que o ambiente precisa ser lúdico e coerente com suas idades e fases de desenvolvimento em que estas crianças se encontram. Ou seja o brincar não pode ser deixado de lado e sim valorizado, a criança precisa ser estimulada plenamente para se desenvolver em todas as àreas tanto cognitivamente como afetivamente e um trabalho que atenda esse objetivo precisa estar bem embasado teoricamente. É necessário promover atividades que sejam tanto de manipulação do concreto, como também de reflexão sobre suas ações, o conhecimento é um processo de interação entre o interno do sujeito e o meio que o cerca. Ainda estou aprofundando a parte teórica do trabalho.

Um comentário:

Marga disse...

Viste abençoada, como as coisas fluem? Será que essa insegurança não alavanca a forma como tu te organizas e aprimoram tuas competências e habilidades no traquejo com as dificuldades do cotidiano?
Tudo é questão de organização e disciplina..Sucesso!