terça-feira, 27 de abril de 2010

Ludicidade na Educação

Trabalhar com primeiro ano do ensino fundamental tem sido para mim muito prazeroso, mas ao mesmo tempo é um grande desafio, pois é necessário estar atendendo as propostas que são diferenciadas de municípios para municípios. No município de São Leopoldo o primeiro ano do ensino fundamental, de acordo com a proposta do MEC através das Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade , é preparar estes novos educandos para a alfabetização, propiciar momentos lúdicos e através destes introduzir a criança ao mundo letrado.
Realmente as crianças de comunidades mais carentes chegam á escola com uma defasegem em relação aos que possuem maiores condições sócio-econômicas e precisam deste ano a mais para criarem as estruturas necessárias para se alfabetizarem. Não é possível que crianças que nunca frequentaram creche, escolinhas e não tiveram acesso á internet, livros, jornais, etc, que venham a se alfabetizarem em seu primeiro contato com a escola, sem contar que muitos ainda custam a se adaptar a mesma.
Com tudo isso quero ressaltar que é preciso sim , sem dúvida proporcionar a estes alunos o contato com as letras, números, mas de uma forma diferente onde a ludicidade tem papel fundamental neste processo.

Existem muitas escolas que não vêem a importância do brinquedo e da atividade física para a criança, achando que só a alfabetização é importante. De acordo com FREIRE (2002, p.20): "de que nada vale esse enorme esforço para a alfabetização se a aprendizagem não for significativa. E o significado, nessa primeira fase da vida depende, mais do que qualquer outra, da ação corporal".

A criança de seis anos de idade precisa brincar, jogar , se movimentar, cantar, dramatizar, criar ... só é possível obter resultados positivos quando se respeita essa fase da criança e atende a sua necessidade. Claro que não é apenas brincar por brincar, muitas vezes o professor a través das brincadeiras trabalha assuntos importantes, também pela sua observação do brincar percebe as fases em que as crianças se encontram. além disso também existe a importância dos jogos para a construção da autonomia e da moral da criança, que nesta idade ainda é muito egocêntrica e precisa ser estimulada a participar de jogos, trabalhos em grupo, jogos cooperativos, etc.
A ludicidade é com certeza além de momento de diversão e prazer possibilidade constante de aprendizagem e não pode ser deixada de lado, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Um comentário:

Marga disse...

A ludicidade faz parte do universo infantil e as Orientações do Mec não desconsideram esse elemento em seu texto. Continuas agregando a tua pratica esses elementos e veras um resultado positivo e produtivo.Abraços!