quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Respondendo questionamentos

Bom, respondendo aos questionamentos apresentados, acredito que a escola no geral tem oferecido uma proposta deficiente no sentido do desenvolvimento e da valorização da oraliadade, creio que é preciso estarmos atentos a este ponto tão importante, inclusive porque o letramento que desejamos que ocorra também no espaço escolar depende dessa valorização das múltiplas linguagens.
É preciso oprtunizar aos alunos o desenvolvimento de atividades que envolvam a oralidade, como trabalho com poemas, debates, até mesmo a famosa rodinha que funciona tão bem na educação infantil pode ser estendida aos anos iniciais, recontagem de histórias...enfim são inúmeras as possibilidades se faz necessário trabalhar com as crianças as situações de oralidade e de escrita diferenciada, como produção de texto coletiva onde a professora vai mostrando aos alunos a diferença entre os modos de falar e escrever, ressaltando a importância das convenções na escrita, para que possa ser compreendida por todos a qualquer tempo. Também pode-se e deve-se trabalhar com os gêneros textuais mais variados possíveis, poemas, músicas, receitas, reportagens, literatura...
As possibilidades existem e não são tão difíceis de serem utilizadas, apenas é uma questão de mudanças e aprimoramento, abrindo novos horizontes para que os educandos compreendam melhor a leitura e a escrita em toda sua função social.

Nenhum comentário: