segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PA _Porque há tanta violência na escola?

A partir de toda a pesquisa realizada em conjunto com meu grupo de PA, foi possível refletir sobre a situação de violência que encontramos em nossas escolas atualmente.
Com certeza fica muito claro que precisamos conhecer e entender as causas que geram violência no ambiente escolar, que são muitas, principalmente as relacionadas as diferenças sócio-econômicas, culturais e raciais, além de problemas psicológicos e familiares.
O professor também se encontra muito "esgotado" com esta situação de violência e acaba sendo um colaborador para que ocorra a violência simbólica contra o aluno, que gera exclusão de muitos estudantes.
As maiores queixas de professores a respeito desta violência na escola são de violência contra o patrimônio e violência física e verbal contra outros estudantes e professores. Apenas conhecer o problema não é suficiente e o caminho para combater essa violência é único: buscar uma parceria com toda a comunidade escolar, proporcionar um ensino de qualidade, oferecer um ambiente com limites e respeito dentro da escola, promover ações que estejam relacionadas à paz e a solidariedade.
Acredito que conhecendo o problema mais profundamente, admitindo que todos precisam fazer a sua parte para buscar as melhores soluções já é um princípio importante para se lutar em prol da paz dentro e fora da escola.
Estou ainda realizando uma leitura a qual considero importante que demonstra através de pesquisas como o problema da violência escolar ocorre, suas causas e consequências, assim como busca por algumas soluções.
Violência nas escolas e políticas públicas
Eric Debarbieuxe e catherine Blaya
UNESCO 2002 Brasília

Nenhum comentário: