segunda-feira, 25 de maio de 2009

MÉTODO CLÍNICO

Através da disciplina de Psicologia e do estudo mais aprofundado sobre a epistemologia genética e o construtivismo é possível aprimorar nossa visão sobre a aprendizagem dos alunos e a experiência com o método clínico serviu para que possamos estar refletindo um pouco mais sobre os estádios de desenvolvimento em que nossos alunos se encontram. Na maioria das vezes não paramos para pensar sobre isto, queremos que as crianças aprendam, mas não temos certeza de que estão preparados para aprender determinados conhecimentos, será que suas estruturas já estão capacitadas para aquilo?
Depois de realizar as atividades encontrei um antigo livro do Magistério, Piaget Experiências básicas para utilização pelo professor, de Íris Barbosa Goulart, Editora Vozes. Então iniciei a leitura do mesmo e considerei bem pertinente, pois está diretamente relacionada com a disciplina, explicando muito bem a visão de Piaget sobre a construção do conhecimento, onde o construtivismoexplica os processos de desenvolvimento e aprendizagem como resultados da atividade do indivíduo em interação com o meio.
Também ressalta a importância da realização do método clínico como uma observação importante do professor, acompanhando através das respostas espontâneas das crianças suas estruturas de raciocínios.
Para Piaget observar a criança, compreender sua atividade e seu desenvolvimento é fator fundamental para propiciar a sua aprendizagem. Visto que os estádios de desenvolvimento não são baseados unicamente na idade cronológica só é possível saber onde o aluno se encontra através da sua observação clínica. O importante é saber como está o aluno e o que fazer para que ele possa avnçar. É preciso sondar o nível dos alunos antes de planejar as atividades. Ele não pode simplesmente esperar respostas prontas e mecânicas e sim promover problemas que sejam interessantes e desafiem o pensamento do aluno.
Cada um é agente de sua própria aprendizagem e precisa ser provocado a construir seu conhecimento através da interação, sendo o ensino um facilitador deste processo, é preciso conhecer mais do que a resposta dada por um sujeito e sim o processo mental que levou até esta, então ouvir o aluno é fundamental.
O livro traz também uma grande explicação sobre os estádios do desenvolvimento e suas características, experiências Piagetianas e aavaliação de desenvolvimento através dos diversos resulatdos destas, sendo muito claras e fáceis de serem aplicadas com os alunos e com um avasta análise sobre a sdiversas respostas possíveis.
Foi uma releitura muito significativa e com certeza bem mais rica do que a feita anteriormente com menos conhecimento sobre o assunto.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Lisiane Walter Camargo!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Seus registros apresentam clareza objetividade e embasamento teórico.
O importante que estas a caminho, procurando melhorar a sua prática cotidiana, na verdade não podemos ficar acomodados, as crianças são mais exigentes, o mundo mudou rapidamente, a tecnologia nos dias de hoje é fundamental para instigar o aluno à busca, por meio de pesquisa que deve ser orientadas por sues professores.
Os PAS são no momento um processo fundamental, que nos levam a questionamentos e os questionamentos exigem pesquisa.
Obrigada por suas postagens! Elas são muito importantes na sua trajetória acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Unknown disse...

Olá Lisiane .... nós da equipe de Psicologia ficamos muito felizes que através das leituras proporcionadas pela mesma, voê esteja compreendendo melhor a sua prática enquanto docente e assim podendo qualificá-la. Abraços,Denise.