Para aprofundamento do meu plano de estudos estou lendo o livro A criança e o número -Constance Kamii( Editora Papirus 1990). O livro traz uma abordagem sobre a toria de Piaget para a contrução do número. Ele é bastante técnico mostrando resultados das pesquisa feitas com crianças entre quatro e seis anos de idade, mas no decorrer da leitura torna-se bastante interessante.
Uma das coisas que me chamou bastanbte a atenção é a colocação de que segundo Piaget a criança não constrói o número pela transmissão social, ou seja aprendendo a contar. A estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada ela é construída pela própria criança, através do estímulo do professor proporcionando o desenvolvimento dessa estrutura mental através de situações de relações diversas. A tarefa dos professores é de incentivar o ensamento espontâneo das crianças e não apenas buscar respostas prontas.
Aprender a contar, ler e escrever numerais é importante, mas se a criança não tiver construindo sua estrutura de número esta contagem, leitura e escrita será apenas memorização, sem sentido numérico.
Achei muito importante o resultado de uma pesquisa que indica que as crianças de nivel sócio econômico mais elevado desenvolvem o racicínio lógico matemático mais rapidamente que os de baixa renda, isso influencia bastante na minha sala de aula, visto que trabalho com crianças de nível sócio-econômico muito baixo e com poquíssimos estímulos familiares, retardando bastante esse desenvolvimento do pensamento lógico, não só na questão numérica inclusive na leitura e escrita.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
OLÁ!
LISIANE, MUITO BOM ESTE REGISTRO!
Abra@os, Maximira
Prezada Lisiane,
pelas duas postagens referentes ao Plano de Estudo, posso perceber que você está se dedicando bastamte a esta atividade e aproveitando para usá-la com seus alunos. Talvez possamos achar um meio de você socializar este conhecimento com as colegas.
Leonardo.
Olá Lisiane!
Espero que tudo esteja ótimo contigo...
Estamos iniciando um novo semestre e com este muitas perspectivas e novas idéias!
Tua contribuição e participação é de suma importância no portfólio de aprendizagens, pois mostra o teu crescimento e envolvimento com o curso, com teus educandos e tua docência.
O que precisares podes contar!
Um abraço!
Rose
Postar um comentário