sexta-feira, 6 de junho de 2008

A criança e o número

Para aprofundamento do meu plano de estudos estou lendo o livro A criança e o número -Constance Kamii( Editora Papirus 1990). O livro traz uma abordagem sobre a toria de Piaget para a contrução do número. Ele é bastante técnico mostrando resultados das pesquisa feitas com crianças entre quatro e seis anos de idade, mas no decorrer da leitura torna-se bastante interessante.
Uma das coisas que me chamou bastanbte a atenção é a colocação de que segundo Piaget a criança não constrói o número pela transmissão social, ou seja aprendendo a contar. A estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada ela é construída pela própria criança, através do estímulo do professor proporcionando o desenvolvimento dessa estrutura mental através de situações de relações diversas. A tarefa dos professores é de incentivar o ensamento espontâneo das crianças e não apenas buscar respostas prontas.
Aprender a contar, ler e escrever numerais é importante, mas se a criança não tiver construindo sua estrutura de número esta contagem, leitura e escrita será apenas memorização, sem sentido numérico.
Achei muito importante o resultado de uma pesquisa que indica que as crianças de nivel sócio econômico mais elevado desenvolvem o racicínio lógico matemático mais rapidamente que os de baixa renda, isso influencia bastante na minha sala de aula, visto que trabalho com crianças de nível sócio-econômico muito baixo e com poquíssimos estímulos familiares, retardando bastante esse desenvolvimento do pensamento lógico, não só na questão numérica inclusive na leitura e escrita.

3 comentários:

Maxi disse...

OLÁ!

LISIANE, MUITO BOM ESTE REGISTRO!

Abra@os, Maximira

Leonardo Porto disse...

Prezada Lisiane,

pelas duas postagens referentes ao Plano de Estudo, posso perceber que você está se dedicando bastamte a esta atividade e aproveitando para usá-la com seus alunos. Talvez possamos achar um meio de você socializar este conhecimento com as colegas.
Leonardo.

Rose tutora EAD disse...

Olá Lisiane!
Espero que tudo esteja ótimo contigo...
Estamos iniciando um novo semestre e com este muitas perspectivas e novas idéias!
Tua contribuição e participação é de suma importância no portfólio de aprendizagens, pois mostra o teu crescimento e envolvimento com o curso, com teus educandos e tua docência.
O que precisares podes contar!
Um abraço!
Rose