sexta-feira, 6 de junho de 2008

Conhecendo melhor o bairro

Como parte do álbum que estou construindo com meus alunos " Eu e o mundo que me cerca ", mandei para cas auma pesquisa sobre o bairro, onde os pais deveriam responder algumas perguntas como : há quanto tempo moram no bairro, porque vireram rpara esta localidade, pontos positivos e negativos do bairro, o que encontram e o que não encontram no bairro, tem local para seus filhos brincarem, opções de trabalho, visitam parentes em outras localidades, quais? No outro dia de posse da pesquisa conversei com as crianças sobre o bairro e o que gostavam e não gostavam e também falei um pouco sobre as respostas de seus pais, que se referiam muito as problemáticas do local onde moram " Morro do Paula "e as crianças também falaram bastante sobre a falta de infra-estrutura do local. tentei explicar para as crianças porque não existiam algumas coisas importantes no bairro por causa da localidade se tratar de àrea de preservação ambiental. Talvez até les não tenham, compreendido isso, mas acho importante estar trabalhando estas questões juntamente com a família, conhecendo melhor o local onde vivem e os problemas que este apresenta, mas procurando sempre destacar algum aspecto positivo e incentivando quem sabe a família a lutar por melhorias.
Acho que trabalhar com o bairro, principalmente no caso dos meus alunos que vivem em um local mais afastado da cidade formando um grupo social bem específico é muito importante para que se sintam inclusos dentro do município mesmo que o bairro tenha suas peculiaridades todos precisam saber que pertencem a uma organização maior e que não estão isolados do município de São Leopoldo.

Um comentário:

Maxi disse...

Muito boa esta atividade, assim como as tuas reflexoes!

Maximira