quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Hora do conto divertida







Realizei na tarde de ontem uma hora do conto diferente, tentando aprimorar este delicioso momento com os conhecimentos que estou adquirindo ao longo do curso, não que eu não soubesse fazer uma contação de história, mas com certeza estou enriquecendo minha prática, com novas idéias e teorias.



Foi um sucesso, utilizei a história contada na aula presencial, a qual eu já tinha um bom conhecimento prévio, tentei deixar o momento o mais lúdico possível, fizemos roda cantada, os alunos interagiram durante a história e ao final da mesma aproveitei para realizar um trabalho artístico com as crianças envolvendo a simetria, técnica que visualizei em trabalhos da bienal. Acredito que o momento foi perfeito, agradável e muito produtivo e consegui unir conhecimentos das interdisciplinas de literatura, artes, ludicidade e até mesmo música, pois cantamos antes da história e brincamos de roda no final da mesma.



A história é Romeu e Julieta de Ruth Rocha, que quiser saber um pouco mais sobre ela pode ler no fórum de literatura.

sábado, 24 de novembro de 2007

Música e brincadeira se misturam


Hoje pela manhã, eu e alguns alunos da minha escola presenciamos um show com o músico Beto Herman e minha visão após as aulas de música e ludicidade foram outras, claro que eu sempre achei legal as crianças participarem de um show como este, mas agora sem dúvida percebi a perfeita combinação de unir estas possibilidades.

O show foi muito interessante, intercalando as canções algumas de roda mais tradicionais ou até transformadas, além de canções populares, todas precedidadas de brincadeiras envolvendo as crianças, a descontração foi total. É ótimo perceber toda a emoção que a música pode provocar e toda a satisfação de uma brincadeira envolvendo o corpo, a afetividade e a atenção das crianças, transformando o ambiente cinzento e chuvoso de uma manhã em um momento calórico de alegria e sorrisos.

Pena que esqueci da minha máquina fotográfica para registrar toda a descontração do momento, mas ainda estou contando com a colega Cleide, que também participou e ficou de me enviar uma fotos.

O legal de tudo isso é ver que apesar de estarmos trabalhando já há alguns anos com crianças, podermos estra aprofundando nosso olhar sobre questões como esta, do valor da brincadeira e da importância de oferecer música de qualidade para as crianças, possibilitando-lhes participação, criação e despertando sua imaginação e aprofundando assim o gosto musical e o conhecimento da criança nesta área.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bienal




A visita à Bienal para mim foi muito gratificante, foi um crescimento pessoal, no sentido de ver a Arte em seus diferentes aspectos. Eu visitei pela primeira vez esta exposição e achei lindo perceber como fazer arte é algo excepcional, a criação partindo de coisas extraordinárias indo muito além de belas pinturas ou esculturas. Eu confesso que toda esta interdisciplina de artes está sendo muito proveitosa para mim, estou aprofundando meu olhar sobre a arte e a maneira de aplicá-la na escola, indo além da simples reprodução de técnicas sem sentido. O trabalho que mais gostei na Bienal foi o da Magdalena Átria, com as massinhas de modelar, fiquei encantada com o jogo de cores e com a simetria, que também foi explorada no mesmo núcleo por outro artista, creio que já fiquei pensando em como trabalhar com as crianças as cores, a receita da massinha de modelar, a confecção de esculturas, a visão e interpretação das crianças sobre a obra, eu enxerguei um monstro, tipo marinho, adorei!


Meu filho foi um dia antes com sua escola e depois da minha visita pudemos trocar idéias e comentar os trabalhos que vimos e gostamos, ele não estava a fim de ir no passeio e voltiu encantado, dizendo que nunca tinha visto tanta coisa legal e diferente. Creio que esta experiência não enriqueceu apenas meu lado profissional, mas principalmente meu lado pessoal a respeito da minha relação com arte.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Brincadeira de criança como é bom!

Como é interessante poder perceber mais claramente a importância real que a brincadeira exerce na construção da identidade da criança, as influências que irão aparecer ainda na vida adulta, como a criatividade e o bom-humor, entre outras. Estou gostando bastante desta disciplina e além das leituras solicitadas pesquisei mais alguns sites sobre ludicidade, jogo e brincadeira.
Eu comoi trabalho com primeiro ano, prezo muito pelo brincar, tanto a brincadeira livre, como as dirigidas, a introdução aos jogos com regras e gosto d eobservar asconstruções das crianças, suas representações e como a criatividade aflora nos jogos do faz-de-conta.

O lúdico é o parceiro do professor".
Em qualquer época da vida de crianças e adolescentes e porque não de adultos, as brincadeiras devem estar presentes. Brincar não é coisa apenas de crianças pequenas, erra a escola ao subsidiar sua ação, dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da brincadeira, do sonho, da fantasia e do outro: O mundo sério do trabalho e do estudo. Independente do tipo de vida que se leve, todos adultos, jovens e crianças precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia para viver, (Angela cristina Munhoz Maluf)


Deixo aqui a lista de sites que pesquisei e estão servindo de base para enriquecimento da minha visão sobre a ludicidade e seu papel na educação.
www.mariocovas.sp.gov.br/jog-lphp?t=001
wwwcdof.com.br/recrea22.htm
www.labrinjo.ufc.br/artigos%20%20textos/at-02.htm