segunda-feira, 20 de setembro de 2010

2º smestre/2007

É bom relembrar o início do curso, lendo o inventário de aprendizagens, percebi claramente que minhas angústias quanto ao tempo e o meu desempenho no curso não mudaram muito, ao contrário até passei a me estressar um pouco mais quanto a estes aspectos. Tenho plena consciência da qualidade deste curso, mas também percebo que nestes quatro anos fiquei bastante envolvida com o estudo e deixei muitas vezes de fazer coisas que eu gosto ou dedicar mais atenção à família, não me arrependo, pois hoje chegando à reta final vejo os benefícios, tanto pessoais como profissionais.
O crescimento pessoal principalmente relacionado ao uso das tecnologias e o avanço profissional no aperfeiçoamento da prática pedagógica.
Neste semestre a disciplina que mais me marcou foi Fundamentos da alfabetização, que inclusive me auxiliou a construir hoje meu TCC, abordando questões relacionadas ao letramento, termo que eu fui conhecer naquele momento e depois claro pude aprofundar com um curso oferecido pelo governo o Pró- letramento. Para mim foi bastante significativo conhecer um pouco mais sobre os métodos de alfabetização, visto que naquele momento estava iniciando um trabalho com o primeiro ano do ensino fundamental e ainda havia muitas dúvidas sobre o que ensinar nesta primeira etapa da criança de seis anos fazendo parte do ensino fundamental.
As disciplinas de Infâncias e História da Educação também foram muito importantes para conhecimento da construção histórica da educação e das peculiaridades das infãncias, além do estudo muito significativo sobre Freud, realizado em Psicologia, que foi bastante interessante até mesmo no nível pessoal.
Foi um bom semestre e naquele momento eu estava apenas tentando me adaptar ao ensino à distância, sentia muita falta de contato pessoal, hoje já me sinto muito mais acostumada a buscar, pesquisar e copnstruir meus conhecimentos com o contato virtual.

2 comentários:

Marga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marga disse...

Lisiane, o que tu tens feito nos últimos quatro anos foi um investimento subjetivo e singular. Nada, nem ninguém tira de ti, as vivências, descobertas, aprendizagens,até mesmo o desconforto que se cria mediante alguma situção profissional que incomoda no cotidiano. Isso é só o começo!justifica a importância do papel que tu desempenhas na sala de aula,e aprimora a face mulher que está ai, junto a maternidade ou a parceria do relacionamento que vives com teus familiares. Logo que fechares esse ciclo, tu verás esse investimento vai te possibilitar a viver melhor, e as dificuldades, apesar de persistirem, terão outra conotação. Abracitos somáticos!