terça-feira, 1 de junho de 2010

A Magia dos Contos de Fadas




Durante esta semana destaco como muito importante no desenvolvimento do meu estágio o trabalho com o conto João e Maria, dentro do tema desenvolvido que era Alimentação, no caso desta semana estávamos trabalhando sobre as guloseimas e a importãncia de ter uma alimentação equilibrada, evitando o consumo excessivo dos doces.
A partir desta história infantil tão conhecida construímos uma casinha de doces com bolo e guloseimas variadas foi o ponto alto e culminante da temática, as crianças adoraram é claro e se deliciaram ao degustar a famosa casa da bruxa. Mas onde quero chegar com tudo isso? As crianças gostam de ouvir os contos de fadas e inclusive quando vão à biblioteca são suas preferências, mesmo quando pensamos que são histórias muito batidas e já conhecidas elas ainda produzem emoções e encantamento nos pequenos.
Acredito na importãncia de trabalhar com os alunos os contos de fadas pois estes provocam nas crianças um dilema existencial de forma breve e simples, permitindo que estas reconheçam que problemas e dificuldades se fazem presentes na vida real também , podendo serem superados. As crianças normalmente relacionam os contos de fadas as dificuldades que possam estar sendo vividas por elas mesmas.
É muito comum as crianças fazerem comentários ou relatarem fatos por elas vivenciados, procurando aproximarem os contos do mundo real.

Histórias fora de perigo não mencionam nem a morte nem o envelhecimento, os limites da nossa existência , nem o desejo pela vida eterna . Os contos de fada confrontam a criança honestamente com procedimentos básicos.

( Bettelheim, 1982.)

“Por quê? Porque os contos de fadas estão envolvidos no maravilhoso, um universo que denota fantasia, partindo sempre duma situação real, concreta, lidando com emoções que qualquer criança já viveu... Porque se passam num lugar que é apenas esboçado, fora dos limites do tempo e do espaço, mas onde qualquer um pode caminhar... (...) Porque todo esse processo é vivido através da fantasia, do imaginário, com intervenção de entidades fantásticas (bruxas, fadas, duendes, animais falantes, plantas sábias...).”

(ABRAMOVICH, 1995, p.120)

Bom , realmente foi significativo e produtivo trabalhar com este conto de fadas, mas também tenho valorizado bastante a litertura infantil de qualidade no desenvolvimento do projeto de estágio, pois acredito na principal função desta que seria o prazer e entretenimento dos alunos, promovendo a vontade e o gosto pela leitura, que favorece o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. É preciso deixar a criança refletir sobre os contos de fadas, pensarem nos conflitos e possíveis soluções sem entregar mensagens prontas acabando com a magia dos mesmos.


Nenhum comentário: