terça-feira, 8 de junho de 2010

Ludicidade na educação

Durante esta semana de estágio procurei refletir um pouco mais a respeito da ludicidade, visto que trabalho com uma turma de primeiro ano e considero muito importante os momentos de brincadeiras e jogos livres ou dirigidos. Momentos estes que têm sido frequentes no desenvolvimento do projeto de estágio.
Desta forma procuro sempre propiciar situações que promovam o desenvolvimento, motor, afetivo e cognitivo do aluno através da ludicidade.
Procurei analisar a importância da ludicidade, que já considero fundamental e que também jáhaviámos estudado na interdisciplina de Ludicidade,onde ficou bem claro a ligação entre a aprendizagem e o lúdico.
Brincar é direito da criança assegurado legalmente, favorece o desenvolvimento integral da criança e promove a construção dos relacionamentos do sujeito consigo mesmo e com o outro.Aprender brincando é mais fácil e prazeroso.
Na faixa estária em que os alunos de primeiro ano se encontram os jogos com regras são fundamentais para proporcionar o desenvolvimento de relações de respeito, cooperação, aceitação e compreensão de regras sociais pré-estabelecidas pelo mundo adulto.
A brinacdeira livre onde o faz de conta é constante também tem sua importância no desenvolvimento das crianças, o jogo simbólico serve para a resolução de conflitos, compensação de necessidades e liberação do próprio eu. sendo assim o brincar precisa estar presente na educação, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental e deve ser encarado como proporcionador de aprendizagem e desenvolvimento e não como um siples passatempo.


Referências Bibliográficas

http://www.efdeportes.com/efd104/a-formacao-da-consciencia-moral-na-crianca-atraves-dos-jogos-e-brincadeiras.htm

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