domingo, 11 de outubro de 2009

Seu nome é Jonas

Assistindo ao filme Seu nome é Jonas fiquei extremamente sensibilizada com a questão abordada sobre a surdez, como praticamente não tive nenhuma experiência com pessoas surdas, para mim foi uma realidade bastante nova se apresentando.
Achei muito importante assistir ao filme para compreender melhor a história da criação e aceitação da Língua de sinais, que era algo totalmente indesejado e discriminado, pois as pessoas surdas eram praticamente obrigadas a se comunicarem através da fala e utilizarem aparelhos de surdez, não lhes era permitida a comunicação com gestos e sinais.
Porém o filme mostra que o menino Jonas não demonstrava compreensão do mundo ao redor e não conseguia expressar-se nem se fazer compreender enquanto não aprendeu a se comunicar pela língua de sinais, que naquele tempo, creio que ainda era considerada uma linguagem.
Enfim para mim foi significativo perceber a importância da língua de sinais na comunicação das pessoas surdas, que são pessoas normais, apenas que precisam utilizar uma língua diferente para se comunicarem.
Acredito que o filme reforça muito bem todo o preconceito vivido pelas pessoas surdas e seus familiares, demonstrando a história da importância da criação dos grupos e clubes de surdos onde construíram sua própria cultura e com certeza foram muito importantes para a evolução da história da surdez e a diminuição do preconceito assim como para a criação oficial da Língua de sinais.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Lisiane,

você precisa identificar seu blog, quanto às postagens, elas estão com uma boa periodicidade, mas falta ainda seguir as instruções para que sejam efetivas auto-avaliações:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.