terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Jogos e brincadeiras




Gostei muito de participar do fórum sobre as experiências com jogos e brincadeiras, pois assim ficamos conhecendo um pouco mais o trabalho das colegas e as suas realações com o lúdico em sala de aula. Achei interessante podermos estar aprofundando nosso conhecimento teórico sobre os jogos, pois estes fazem parte do trabalho diário da maioria dos colegas, mas nem sempre sabemos o verdadeiro objetivo ou possibilidades que aquele jogo ou brincadeira pode oferecer. Para mim realmente apresentou um crescimento significativo na saprendizagens.


Quero inclusive ressaltar aqui o que coloquei no fórum sobre os jogos com regras aos quais estou acostumada a proporcionar aos meus alunos de seis anos, desde o início do ano letivo, pois já os considerava importantes. Os jogos com regras desenvolvem nas crianças questões importantes como adequação aos limites, cooperação e competição e para a criança não é tão complicado lidar com questões de vencer ou perder.


Os jogos de regras servem também para proporcionar atividades que demandem diferentes capacidades como raciocínio matemático, alfabeto, motricidade, ou até outros temas que sejam trabalhados naquela série, porém o principal objetivo deste jogo deve ser a diversão e o prazer em estar participando.


Eu procuro destinar diariamente um tempo para os jogos, deixando a scrianças bem livres para escolherem seus jogos, formarem seus grupos e jogarem, observo e procuro não interferir a não ser que se faça muito necessário, pois eles mesmos já conseguem lidar com as regras e repassá-las aos colegas que têm dúvidas.

Nenhum comentário: