domingo, 30 de novembro de 2008

Remédios para o professor e a educação

Como vimos nas apresentações dos trabalhos de Psicologia um dos grandes problemas da vida adulta é o estresse e as doenças causadas pelo mesmo como depressão e outras e sabemos que o professor é constantemente atingido por estas. A revista Nova Escola de abril de 2008traz uma matéria bastante interessante sobre os problemas enfrentados pelos professores e alguma smaneiras de maenizá-los ou solucioná-los que etsão diretamente ligados a promoção de um ensino de qualidade.
As doenças do profissional da educação estão adoecendo o sisitem de ensino de um modo geral, pois as faltas e afastamentos dos professores diminuem consideravelmente o nível de aprendizagem dos alunos.
Os remédios que tem sido prescritos através de ações de secretarias e governos são gestão, formação, organização do tempo, trabalho em equipe, relacionamento com os alunos , infr-estrutura, currículo e valorização social. A união de todos esses ítens pode contornar a impotência do professor diante de um sistema de ensino tão doente, minimizando os seus próprios prolblemas de saúde causados pelo estresse.
Com certeza a união dessas medidas diminuem a ansiedade do professor e amenizam a sua dificuldade em lidar com um sistema de ensino que enfrenta inúmeros problemas e causda muitas vezes o chamado mau-estar docente.

Formação De Professores

Estudando sobre os profissionais da educação, refleti um pouco mais sobre nossa formação, e acabei encontrando uma matéria da revista Nova Escola que trata sobre o assunto, na edição de outubro de 2008, onde o ministro da educação dá uma entrevista falando sobre os cursos de Pedagogia atuais e as deficiências que os mesmos apresentam principalmente na questão das didáticas, pois os professores não saem adequadamente preparados para enfrentar uma sala de aula. Uma das citações do ministro é que as faculdades precisam adaptar seus currículos à realidade da sala de aula, isso me cham,ou a atenção pelo fato de que nosso curso já está muito relacionado a nossa prática, particularmente me senti privilegiada, sendo que a UFRGS está proporcionando uma formação realmente adequada onde toda a prática docente é levada em conta, e a teoria só vem a acrescentar e enriquecer esta prática.
Outro ponto importantíssimo desta ebntrevista é quanto à valorização da educação e também do profissional da educação, é preciso cada vez mais conscientizar as pessoas que um ensino de qualidade é capaz de promover imensas transformações sociais e que para atingirmos esse nível desejado na qualidade de ensino ainda precisamos avançar mais inclusive na valorização do professor algo tão sonhado mas ainda não concretizado, para se atrair cada vez mais pessoas talentosas para a área da educação esta precisa ser valorizada, o piso salarial nacional foi um dos primeiros passos, mas os municípios e estados precisam garantir planos de carreira que sejam atrativos para o profissional garantido seu efetivo crescimento, para que os professores possam visualizar seu futuro e fazer disso um elemento motivador da sua prática docente.

sábado, 15 de novembro de 2008

Refletindo sobre a Gestão Democrática

Após as leituras feitas na interdisciplina Organização do Ensino Fundamental e aos vídeos assisitidos, procurei na internet mais alguma sinformações a respeito do assunto, inclusive busquei por uma autora que creio ser um marco na questão da gestão, pois em diversos textos que li vi referencias suas, sendo todas pertinentes à gestão democrática da educação. Um dos livros que achei interessantes é Concepções e processos democráticos de gestão educacional, série cadernos de gestão.
Encontrei um site com uma entrevista com a autotra onde esta apresenta sua visão sobre a importância do modelo de gestão democrática educacional, o papel fundamental que o diretor exerce neste modelo de gestão, assim como a participação efetiva de toda a comunidade escolar não apenas na tomada de decisões mas na responsabilização pelas mesmas. Segundo a autora, "A gestão democrática é um processo onde se criam condições para que os membros d euma coletividade não apenas tomem parte , de forma regular e contínua de suas decisões mais importantes, mas assumam responsabilidades por sua implementação."( LÜCK,2006,pg 57)
Deixo aqui o link para quem desejar ler a reportagem da autora, que é bastante esclarecedora e muito rica, abordando específicamente o tema estudado nesta interdisciplina.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=5&categoryId=8&contentId=93

domingo, 9 de novembro de 2008

Conselho Municipal de Alimentação

Realizando o trabalho sobre o conselho municipal de alimentação fiquei bastante interessada pelo tema, pois trabalho em uma localidade de baixa renda, onde as crianças dependem bastante da merenda escolar e me chamou bastante a atenção o baixo valor que é destinado a cada criança pelo governo federal e até a pouca complementação feita pelo município. Não se pode dizer que a merenda no município de São Leopoldo é de má qualidade, mas também sabe-se que é possível melhorar, pois existem municípios que oferecem uma refeição mais completa e nós como professores reconhecemos a importância de ter em sala de aula uma criança bem alimentada, proporcionando maiores chances de aprendizagem e desenvolvimento para este aluno.
O ponto positivo é que no município de São Leopoldo este conselho não tem ainda muito tempo de funcionamento e parece estar desenvolvendo um bom trabalho, cuidando bastante da qualidade e quantidade dos alimemntos a serem oferecidos, pois com certeza proporcionar uma boa refeição para os alunos é um excelente investimento na educação e deve ser cumprido por se tratar de lei federal expressa na Constituição Federal de 1988.