terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Jogos e brincadeiras




Gostei muito de participar do fórum sobre as experiências com jogos e brincadeiras, pois assim ficamos conhecendo um pouco mais o trabalho das colegas e as suas realações com o lúdico em sala de aula. Achei interessante podermos estar aprofundando nosso conhecimento teórico sobre os jogos, pois estes fazem parte do trabalho diário da maioria dos colegas, mas nem sempre sabemos o verdadeiro objetivo ou possibilidades que aquele jogo ou brincadeira pode oferecer. Para mim realmente apresentou um crescimento significativo na saprendizagens.


Quero inclusive ressaltar aqui o que coloquei no fórum sobre os jogos com regras aos quais estou acostumada a proporcionar aos meus alunos de seis anos, desde o início do ano letivo, pois já os considerava importantes. Os jogos com regras desenvolvem nas crianças questões importantes como adequação aos limites, cooperação e competição e para a criança não é tão complicado lidar com questões de vencer ou perder.


Os jogos de regras servem também para proporcionar atividades que demandem diferentes capacidades como raciocínio matemático, alfabeto, motricidade, ou até outros temas que sejam trabalhados naquela série, porém o principal objetivo deste jogo deve ser a diversão e o prazer em estar participando.


Eu procuro destinar diariamente um tempo para os jogos, deixando a scrianças bem livres para escolherem seus jogos, formarem seus grupos e jogarem, observo e procuro não interferir a não ser que se faça muito necessário, pois eles mesmos já conseguem lidar com as regras e repassá-las aos colegas que têm dúvidas.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

MPB para crianças




Esta semana realizei com meus alunos as atividades propostas na disciplina de música e achei bem interessante, as crianças adoraram, ouviram as histórias com atenção, cantaram, desenharam, construíram chocalhos e aprenderam coisas novas sobre música, distingüindo sons de instrumentos, reconhecendo músicas pelas suas melodias e trabalhando o ritmo e o compasso da música com o corpo, acredito que foi uma aula bem completa onde se integraram a ludicidade, a música e a literatura.


Sei que tudo que estamos aprendendo na disciplina de música é bem básico, mas creio que é apenas um incentivo para que continuemos aprendendo, pesquisando e buscando aperfeiçoar o nosso trabalho, visto que praticamente todos nós estamos acostumados a cantar, mas agora podemos ir além, tendo a consciência que a educação musical proporciona imenso crescimento para a criança além de proporcionar o contato com música de qualidade. Meus alunos estão a semana toda cantando algumas das canções do cd, principalmente " Boas Festas" e " Os peixinhos do mar", com as quais realizamos a atividade.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Literatura infantil




Para mim a leitura sempre foi fundamental, desde pequena fui estimulada a ler e procuro passar este mesmo estímulo para meus alunos. Através da disciplina de literatura estou podendo ampliar meus conceitos so]bre a literatura infantil e o seu papel na formação da criança, adequando então meu trabalho e fazendo as adaptações necessárias em busca de melhoras, principalmente tentando tornar o trabalho mais interdiscipliar unindo a leitura à brincadeira e ao desenvolvimento de trabalhos artísticos bem elaborados de acordo com toda a teoria que estamos aprendendo.


Ao assistir o filme História sem fim ao qual eu não havia visto ainda percebi com clareza algo que já havámos estudado, a real importância dos contos de fadas e da imaginação para o desenvolvimento da criança, pois estes são fundamentais na resolução de problema se conflitos na vida infantil. É preciso estar proporcionando ao aluno sempre que possível o desenvolvimento do seu imaginário. As emoções provocadas pela leitura fazem com que as crianças trabalhem seus sentimentos projetando-os nos personagens e resolvendo seus principais conflitos. Estas histórias não podem emitir juízo de valores.


Eu partyicularmente já defendo há algum tempo uma hora do conto descompromissada com conteúdos, datas ou temas, creio que este momento deve ser prazeroso e livre podendo abordadr qualquer tema livre, desde que a história seja interessante, divertida e bem contada, pois a mistura da literatura com atividades didáticas na maioria das vezes não tem um bom resutado, afastando as crianças da leitura.


É preciso estar atento ao que vamos oferecer à criança, pois atualmente há um grande acervo na maioria da s bibliotecas das tal maletas de livrinhos, esse material até serve para as crianças manusearem, mas não tem riqueza necessária para atrair os pequenos ouvintes de uma história. Eu gosto muito de trabalhar com Ruth Rocha, Eva Furnari, Tatiana Belink, Ricardo Azevedo, Silvya Orthof entre outros, escolhendo sempre histórias interessantes, que propiciem o enriquecimento do imaginário do aluno.