sexta-feira, 26 de junho de 2009

Violência escolar

Creio que o filme Entre os muros da escola, ao qual assistimos para fazermos a reflexão final do semestre trouxe elementos bastante significativos à proposta do PA de meu grupo " Por que há tanta violência na escola?", o filme aborda amplamente a questão da violência que nem sempre é cometida com um ato agressivo, mas também através do rompimento da liberdade dos direitos do cidadão, passando-se então dos limites e invandindo a privacidade alheia.
Violência é falta de solidariedade e desrespeito aos direitos humanos.
Percebe-se no filme alguns fatores que geram violência que também já citamos em nosso PA, como problemas sócio-econômicos, desajustes familiares, diferenças étnico-raciais e culturais, desmotivação dos professores, entre outros.
aprofundando um pouco mais a pesquisa sobre a violência escolar é possível refletir sobre o verdadeiro papel da escola contra a propagação da violência, inclusive refletindo sobre a violência simbólica que a escola e professores podem exercer sobre os alunos, quando os torna seres incapazes de pensar e prontos apenas para reproduzirem conteúdos, além da desvalorização verbal muitas vezes feitas pelos educadores aos educandos, menosprezando suas condições de aprendizagem.
Enfim é preciso reconhecer os principais fatores que desencadeiam a violência e lutar para que sejam combatidos no ambiente escolar, promovendo um ambiente de igualdade onde todos possam aprender que o respeito mútuo é primordial para as relações.
Vou deixar aqui o link para um artigo que proporciona uma boa reflexão para o problema da violência escolar.
www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/aida1.htm

Desenvolvimento Moral

Realizar o trabalho sobre o desenvolvimento moral da criança segundo piaget me proporcionou uma reflexão bastante significativa não só sobre meu papel de professora, mas também de mãe, visto que fica bem claro que a consciência d esentimentos morais na criança se forma principalmente do resulatdo das relçaões afetivas entre pais e filhos. E muitas vezes temos medo de errar na educação de nossos filhos e como professores nos cobramos ainda mais por isso, porque é muito fácil dizer estas crianças chegam à escola sem nenhuma noção de regras e comportamento social adequado,mas e como pais será que também não estamos deixando a desejar?
Me chamou a atenção uma matéria que saiu no jornal VS, infelizmente não guardei a data, ma sfoi no início de junho se não me engano, que tratava sobre a questão dos valores éticos e morais que os pais estão passando para seus filhos atualmente, inclusive a matéria se intitulava " Que filhos queremos deixar para o nosso planeta? " fazendo uma alusão aos questionamentos atuais sobre que planeta vamos deixar aos nossos filhos?
na minha visão esta matéria se relaciona com o tema do desenvolvimento moral pois os pais estão perdendo completamente a autoridade sobre os filhos, por motivos diversos, como trabalhar fora muito tempo, cobrar menos para amenizar esta falta de tempo com as crianças, acreditar que muitos valores estão ultrapassados, medo de ser severo demais...enfim são inúmeras as causas que levam os pais a diminuirem sua autoridade e esta diminuição afeta o desenvolvimento moral da criança que tem como uma das etapas o respeito unilateral, que gera a obediência pela heteronomia, ma sque mais tarde se transformará em relação de autonomia e respeito mútuo.
Ou seja a criança precisa ter esse julgamento caracterizado pelas regras impostas de fora para dentro para atingir outra etapa onde constrói na troca com outras crianças a relação de autonomia, onde compreende o sentido das regras e a importância de seguí-las assim como as possíveis punições que poderá sofrer.
O adulto precisa impor limites à criança, pois sem estes ela não consegue desenvolver seu senso de moral, colocar restrições não faz com que sejamos menos amados, mas cria uma relação afetiva forte e segura.

domingo, 7 de junho de 2009

Índios

Foi bem interessante realizar a atividade sobre as concepções de índio, pois talvez eu nem houvesse me dado conta sobtre esta denominação generalizada e todo preconceito que gerou em torno dela. Realmente o povo indígena sofreu intenso preconceito e desde a década de 80 tem se utilizado da denominação de índio ou grupo indígena para unirem-se em torno de um mesmo ideal que é a luta pelos seus direitos perante a sociedade, que na maioria das vezes apresenta uma imagem distorcida do indío como sendo apenas um personagem da história, defensor da natureza ou até mesmo o grave precoceito dos agricultores que disputam terrras com estes povos indígenas e os consideram como ladrões ou aproveitadores.
Sem dúvida é preciso oportunizar aos alunos que conheçam a história da colonização e todo o sofrimento pelo qual o indío passou, reconhecer o valor de um povo que faz parte das etnias do povo brasileiro e isso só é possível quando se conhece a si mesmo, suas origens e então aprende-se a respeitar as diferenças, sabendo que todas as culturas são enriquecedoras.
Encontrei um site interessante com bastante informações sobre a história do indío e sua situação atual, com dados que podem até mesmo serem trabalhados com os alunos.
http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm#HOJE