sábado, 10 de maio de 2008

Reflexões sobre o livro Educação infantil e percepção matemática

Segundo Lorenzato(2006), o professor é responsável por oferecer oportunidades para que as crianças realizem experiências e descobertas com sua observação, dessa maneira elas poderão estar desenvolvendo habilidades para resolver problemas.
A exploração matemática é sem dúvida uma maneira de propiciar o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.
Ainda segundo o autor a criança entre seis e sete anos em sua maioria encontram-se na fase do pensamento intuitivo:
* perguntam muito os porquês
*representam sem levar em conta a observação
*no domínio espacial o corpo ainda é a principal referência
*sentem certa dificuldade para classificar com dois atributos
*a percepção visual prevalece sobre a correspondência termo a termo
*ainda existe dificuldade para lidarem com conceitos de tempo
*através da manipulação do material concreto iniciam a contagem significativa
Achei muito interessante a fala do autor que se refere a desmistificação da idéia de que matemática só existe em horário determinado no ambiente escolar e sim propagar a idéia de que a matemática está presente , em diversos momentos não apenas escolares, mas na vida.
A aprendizagem matemática depende de uma hierarquia imposta pelas fases de desenvolvimento mental as crianças e também das características das noções que serão aprendidas.Porém o professor nunca pode vencer um conteúdo e abandoná-lo ao passar para o próximo, deve estar sempre retomando o que foi aprendido.Portanto trabalhar seriação somente no primeiro trimestre seria um erro, o conteúdo deve ser revisado.
Para que o desenvolvimento da criança seja satisfatório elas devem estar agindo fisicamente, deslocando-se no espaço e interagindo constantemente com objetos e materiais didáticos variados. O professor de educação infantil é responsável por criar um ambiente rico em objetos manipulativos e as atividades oferecidas às crianças devem ir de encontro tanto aos seus interesses como também as suas necessidades, respeitando o estágio de desenvolvimento em que se encontram.
De acordo com Lorenzato a exploração matemática deve ser realizada em três campos ( Espacial, numérico e das quantidades ).
Para que o profesor tenha sucesso na organização de situações que propiciem a experiência matemática pela criança, ele precisa conhecer os sete processos mentais básicos para a aprendizagem de Matemática:correspondência, comparação, classificação, seqüenciação, seriação, inclusão e conservação. Se estes conceitos não forem bem trabalhados as crianças até podem dar respostas corretas segundo a lógica adulta, mas sem compreensão dos processos.

Atividades realizadas com a turma 1A1( primeiro ano) EMEF Bento Gonçalves
* Classificação de diferentes formas geométricas( quadrado, retângulo, triângulo e círculo) em cores variadas e dois tamanhos, após a classificação por diferentes atributos as crianças montaram objetos com as figuras em um trabalho de colagem.
*Classificação de blocos( caixas variadas) encapadas com papéis coloridos que propiciaram a comparação entre tamanho, espessura, altura e classificação´por cores e formas. As crianças escolhiam 5 caixas e faziam a seriação das mesmas, depois eu popus que comparassem duas a duas, por altura, largura, espesura e tamanho. Muitas crianças tiveram dificuldade nesta parte de comparação. Após esta parte cada um poderia construir livremente com as caixas, surgiram diversos objetos( camas, sofás, mesas, prédios, etc)
O trabalho está sendo muito gratificante pois as crianças se estimulam pelas atividades diferenciadas que partem de material concreto ou jogos sentem-se mais estimuladas do que quando realizam trabalhos em folhinhas, e é mais fácil de perceber onde estão suas dificuldades. Esta reflexão faz parte do desenvolvimento do meu plano individual.

2 comentários:

Maxi disse...

Lisiane,

Belo Post!

[]´s Maximira

Marcia Elisa Martins disse...

Lisi, muito interessante essa leitura que fizeste, também li algumas coisas a respeito do mesmo assunto, gostaria que visitasse meu blog para que compartilhasse do meu aprendizado.