domingo, 18 de maio de 2008

Oficinas promovidas pelo NUPE

Neste final de semana participei de uma mostra pedagógica e um circuito de oficinas promovidos pelo NUPE( Núcleo de formação continuda de profissionais da educação) grupo do qual eu faço parte( Práticas pedagógicas em Matemática e Ciências na educação infantil ). O circuito de oficinas realizado na sexta feira estava simplesmente sensacional!
Consegui fazer uma excelente relação entre as oficinas e as disciplinas de Matemática e Ciências, pois os assuntos abordados nas oficinas foram exatamente de encontro aos temas que estamos trabalhando nas aulas.
As oficinas de matemática eram " construção do número, Tangran e Geometria corpo e espaço" além da oficina sobre minhocário que sem dúvida nenhuma relacionava-se perfeitamente com nossas aulas de Ciências.
Fiquei muito impressionada principalmente com a oficina de Geometria pois esta abordou trabalhos corporais, visto que a criança inicialmente é egocêntrica e as relações precisam partir do seu corpo no princípio de um trabalho com forma e espaço.Foi citado um livro que pretendo estr adquirindo para complementar meu Plano de estudos e deixo aqui o nome do mesmo para as colegas que possam estar interessadas, o livro é um bom aporte teórico sobre o estudo da geometria nas séries iniciais e rico em idéias e atividades práticas para serem aplicadas com alunos das séries iniciais, segundo a professora responsável pela oficina graduada em Matemática, as atividades servem até mesmo paraa alunos de quarta e quinta séries. Eu acredito, pois nós adultas participamos ads brincadeiras com entusiasmo. O livro chama-se Figuras e Formas, Smole, diniz e Cândido, 2003, pela livraria Cultural da Unisinos é possível encomendá-lo, sem dúvida vale a pena adquirir este material.
A oficina do Minhocário também foi interessantíssima, eu tenho ainda certa resistência ao trabalho através das experiência scientíficas fiquei aguçada e com vontade de fazer o minhocário, pois este aborda o meio ambiente de maneira muito prátca onde as crianças conseguem fazer muitas observações e relações, espero estar construindo um com minha turminha até o final do semestre.
Enfim todas as oficinas foram ótimas, dinâmicas, práticas e enriquecedoras, provocando nossa reflexão e também propiciando enriquecimento das práticas.
No sábado estive apresentando alguns trabalhos meus na Mostra envolvendo corpo, classificação e seriação e geometria.Também pude estar observando trabalhos dos colegas e aproveitando o máximo este momento enriquecedor.
Meu grupo do NUPE está quase encerrando o trabalho de oitenta horas que iniciou-se no ano passado, mas para mim tem sido muito gratificante fazer parte deste grupo de estudos onde é possível trocar idéias, debater os temas e resolver conflitos em grupo adquirindo cada vez mais experiência e transformando a minha prática pedagógica de acordo com os conceitos abordados.

2 comentários:

Maxi disse...

LISIANE,

um esclarecimento: estas atividades e aprendizagens/conhecimentos promovidos pelo NUPE podem ser registradas aqui, mas não deverás inserir um marcador! Pois as prendizagens com seus respectivos marcadores deste blog - devem se referir apenas às aprendizagens do PEAD. Tudo ok? Podes continuar enriquecendo teu blog de portfolios com outros assuntos fora do PEAD, só insira marcadores que se remetam a eles para nao os confundirmos com os do PEAD ok.

Abraços
Maximira

Luciane Machado disse...

Lisiane, que maravilha que as aprendizagens estão sendo sigificativas e o mais importante é que os alunos estão temdo o prazer de trabalhar a matemática ludicamente, que ótimo que você está te atualizando para proporcionar momentos únicos para os alunos.Parabéns.BEIJÃO